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A dissertação apresenta uma análise do processo de produção material e simbólica do bairro de Marechal Hermes e sua relação com a construção de imaginários sobre os subúrbios cariocas. O trabalho tem como foco a relação entre as representações construídas em torno do trecho do bairro projetado como uma vila proletária em 1913 e o processo de patrimonialização do bairro como uma Área de Preservação do Ambiente Cultural (APAC) em 2013. Com uma abordagem etnográfica, a pesquisa percorre alguns espaços-tempos que abrangem processos de planejamento, cotidiano e memória na formação deste bairro. Desta forma, o estudo apresenta como o espaço idealizado da vila proletária se consolidou como um bairro suburbano e depois foi reivindicado como oásis entre os subúrbios cariocas. A partir da análise de diversas fontes, dentre elas periódicos e documentos oficiais, explora as estratégias discursivas utilizadas em diferentes períodos da produção material para refletir sobre a construção identitária deste bairro e a produção de identidades suburbanas.

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