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Informações Gerais

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Esta é uma etnografia com o tema da aliança entre uma igreja urbana do Santo Daime, localizada no Rio de Janeiro, e o povo indígena Yawanawá (Pano), proveniente da Terra Indígena Rio Gregório, localizada no Acre, no município de Tarauacá. O problema de pesquisa é o processo de mudança cultural na igreja Céu do Mar, relacionado a inovações nas práticas rituais e no sistema cosmológico, compreendido como reinvenções da tradição do Santo Daime. Na tese, demonstro como essas adaptações e ressignificações se relacionam à realidade sociocultural dos atores sociais do Rio de Janeiro; e a processos sincréticos de tradução e ressignificação em meio à aliança espiritual com o povo indígena Yawanawá (Pano). Busco compreender as relações sociais de aliança, que envolvem parentesco simbólico, parentesco efetivo e relações de afinidade, e um sistema de trocas interétnico envolvendo conversão de dívidas em distintos regimes de valores. Analiso implicações sociológicas dos rituais, em relação à produção de coesão e a fabricação (corporal) de pessoas e sujeitos sociais híbridos, os daimistas-aliados ou daimistas Yawanawá, induzidos ritualmente à ação social. Demonstro ao longo da tese que essa é uma igreja central em um dos segmentos expansionistas do Santo Daime, de onde provém reinvenções rituais, estéticas e no arcabouço cosmológico, que circulam em meio à rede de igrejas filiadas, sendo agente de produção de diferenciações e variações culturais da religião. Dialogo predominante com a abordagem teórico-metodológica proposta por Max Gluckman (2010) de descrição e análise de situações sociais. Do lado empírico, realizei observação participante, envolvendo o esforço de estranhar o familiar (Velho, 1978).

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