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Informações Gerais

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A dissertação tem como tema o bumba meu boi do Maranhão e enfoca as diferentes formas pelas quais se construiu e se constrói o que chamam de "legado" de Humberto Mendes (1939-2015), líder por mais de quatro décadas da Associação Recreativa, Beneficente e Folclórica do Maracanã (popularmente chamado Boi de Maracanã). Ao focalizar no caso emblemático deste cantador de boi, a pesquisa investiga sua inserção em um complexo e heterogêneo sistema cultural, no qual Humberto Mendes individualiza-se e constrói sua imagem artística influente no meio "boieiro" maranhense e no cenário mais amplo da cultura e da música popular brasileiras. Envolvidos nesta análise estão o contexto histórico do bumba meu boi, a teia de relações em meio à qual o Batalhão de Ouro do Maracanã constrói sua identidade e envolve os mais diferentes segmentos e instituições sociais, além das memórias dos brincantes, membros comunitários e admiradores desse cantador que passou a ser conhecido popularmente como "Guriatã" (pássaro raro, pequeno, de canto lindo). A trajetória desse personagem e as rememorações por parte desse grupo de Boi são reconstruídas e analisadas com auxílio dos dados etnográficos obtidos ao longo de 2021, de forma remota e eventualmente presencial em meio ao contexto pandêmico. Examinam-se relatos narrados pelo próprio Humberto Mendes presentes em fontes bibliográficas e materiais audiovisuais, além de uma seleção de toadas que compõem o seu repertório musical que prossegue sempre rememorado e muito valorizado pelo grupo.

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